top of page

O Encontro

A primeira edição do Encontro de Patologia ocorreu em Abril de 2008 e foi denominada “I Encontro de Pós-Graduação em Patologia da UFMG”. O evento, nessa época essencialmente interno, visava à discussão de temas pertinentes ao programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), à apresentação dos resultados produzidos pelos seus discentes e à integração dos pós-graduandos das diferentes áreas de concentração do programa.

Desde então, o evento tem ocorrência bienal e em 2018, chega a sua sexta edição, denominada “VI Encontro de Patologia da UFMG”. Nesse ano, serão abordados, sob a óptica da Patologia, temas que fazem parte do dia-a-dia de nossa sociedade, a fim de evidenciar a contribuição dessa ciência no avanço do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. Para isso, as palestras foram organizadas por tópicos, para os quais cientistas que trabalham com experimentação e pesquisadores que atuam na interface entre o experimental e o aplicado discutirão seus resultados e experiências, fornecendo ao ouvinte um panorama das doenças em debate e perspectivas.

O evento ainda contará com a apresentação de pôsteres e minicursos como parte de sua programação. Serão bem-vindos os membros da comunidade acadêmica da UFMG, os acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior, os profissionais da iniciativa privada e de Instituições de Pesquisa bem como qualquer outro profissional com interesse na área. O VI Encontro de Patologia Geral da UFMG será um ambiente propício para troca de conhecimentos e networking entre indivíduos que trabalham em áreas afins ou que têm interesse de ingressar no fascinante mundo da Patologia.

Professora Homenageada

Ana Margarida Miguel Ferreira Nogueira

Ana Margarida Nogueira nasceu em Portugal em 1955. Chegou ao Brasil em 1973 com o curso de medicina já iniciado em seu país natal. Em Barbacena, MG, reiniciou os estudos e, durante o curso, conheceu o Professor Bogliolo, que havia se transferido para lá após aposentar-se da UFMG. Com o apoio de Bogliolo, Ana Margarida tornou-se monitora de patologia. Entre 1980 e 1983 fez residência médica em Anatomia Patológica no Hospital das Clinicas da UFMG.

img89.jpg

Em 1988 fez mestrado e em 1996 doutorado no Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFMG, dedicando-se desde esta época à patologia digestiva. Fez pós-doutorado no IPATIMUP, Universidade do Porto, Portugal (1997-1998) e no seu retorno ao Brasil coordenou três convênios de cooperação internacional em intercâmbio com o IPATIMUP. 

Atuou como professora nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Patologia, tendo sido coordenadora de ambos. Foi também coordenadora e preceptora da residência médica em Patologia. A carreira científica de Ana também foi sólida: pesquisadora do CNPq, publicou 83 trabalhos completos em periódicos (sendo 52 em periódicos internacionais), 126 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e 10 capítulos de livros. Orientou 41 bolsistas de iniciação científica, 11 mestrados, 5 doutorados e 3 alunos de aperfeiçoamento. Participou como palestrante, coordenadora de atividades e membro da Comissão Científica dos Congressos Brasileiros de Patologia da SBP, incluindo o XXVI Congresso de Bento Gonçalves, onde auxiliou a comissão científica, avaliou trabalhos, coordenou mini-simpósios e participou nas atividades de patologia digestiva.

Ana Margarida faleceu em novembro de 2007 e todos os seus órgãos foram doados. Deixou viva sua paixão pela educação, pela formação de pessoas, pela orientação de alunos, residentes e pós-graduandos, e o amor à patologia. Professora notável e exemplo de força a ser seguido sempre.

© 2018 por E.S. Veloso.

logo programa.PNG
Logo_UFMG.jpg
1UzoX_5Z.jpg
bottom of page