top of page

O Encontro

A primeira edição do Encontro de Patologia ocorreu em Abril de 2008 e foi denominada “I Encontro de Pós-Graduação em Patologia da UFMG”. O evento, nessa época essencialmente interno, visava à discussão de temas pertinentes ao programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), à apresentação dos resultados produzidos pelos seus discentes e à integração dos pós-graduandos das diferentes áreas de concentração do programa.

​

Desde então, o evento tem ocorrência bienal e em 2018, chega a sua sexta edição, denominada “VI Encontro de Patologia da UFMG”. Nesse ano, serão abordados, sob a óptica da Patologia, temas que fazem parte do dia-a-dia de nossa sociedade, a fim de evidenciar a contribuição dessa ciência no avanço do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. Para isso, as palestras foram organizadas por tópicos, para os quais cientistas que trabalham com experimentação e pesquisadores que atuam na interface entre o experimental e o aplicado discutirão seus resultados e experiências, fornecendo ao ouvinte um panorama das doenças em debate e perspectivas.

​

O evento ainda contará com a apresentação de pôsteres e minicursos como parte de sua programação. Serão bem-vindos os membros da comunidade acadêmica da UFMG, os acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior, os profissionais da iniciativa privada e de Instituições de Pesquisa bem como qualquer outro profissional com interesse na área. O VI Encontro de Patologia Geral da UFMG será um ambiente propício para troca de conhecimentos e networking entre indivíduos que trabalham em áreas afins ou que têm interesse de ingressar no fascinante mundo da Patologia.

Professora Homenageada

Ana Margarida Miguel Ferreira Nogueira

​

Ana Margarida Nogueira nasceu em Portugal em 1955. Chegou ao Brasil em 1973 com o curso de medicina já iniciado em seu país natal. Em Barbacena, MG, reiniciou os estudos e, durante o curso, conheceu o Professor Bogliolo, que havia se transferido para lá após aposentar-se da UFMG. Com o apoio de Bogliolo, Ana Margarida tornou-se monitora de patologia. Entre 1980 e 1983 fez residência médica em Anatomia Patológica no Hospital das Clinicas da UFMG.

​

img89.jpg

​

​

​

​

​

​

Em 1988 fez mestrado e em 1996 doutorado no Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFMG, dedicando-se desde esta época à patologia digestiva. Fez pós-doutorado no IPATIMUP, Universidade do Porto, Portugal (1997-1998) e no seu retorno ao Brasil coordenou três convênios de cooperação internacional em intercâmbio com o IPATIMUP. 

​

Atuou como professora nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Patologia, tendo sido coordenadora de ambos. Foi também coordenadora e preceptora da residência médica em Patologia. A carreira científica de Ana também foi sólida: pesquisadora do CNPq, publicou 83 trabalhos completos em periódicos (sendo 52 em periódicos internacionais), 126 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e 10 capítulos de livros. Orientou 41 bolsistas de iniciação científica, 11 mestrados, 5 doutorados e 3 alunos de aperfeiçoamento. Participou como palestrante, coordenadora de atividades e membro da Comissão Científica dos Congressos Brasileiros de Patologia da SBP, incluindo o XXVI Congresso de Bento Gonçalves, onde auxiliou a comissão científica, avaliou trabalhos, coordenou mini-simpósios e participou nas atividades de patologia digestiva.

​

Ana Margarida faleceu em novembro de 2007 e todos os seus órgãos foram doados. Deixou viva sua paixão pela educação, pela formação de pessoas, pela orientação de alunos, residentes e pós-graduandos, e o amor à patologia. Professora notável e exemplo de força a ser seguido sempre.

bottom of page